Geralmente, empreendedores iniciantes, têm dúvidas sobre os serviços e funções inerentes ao seu ramo de negócio. A contabilidade gerencial, não serve apenas para apurar impostos. Existem muitas outras vantagens que a sua empresa terá ao contratar um escritório de contabilidade: o contador, além de cuidar dos aspectos fiscais, trabalhistas e societários, também orienta na organização de toda documentação necessária para o funcionamento do negócio, assessora em tomadas de decisões estratégicas, administra as contas, registra o histórico dos atos e fatos mercantis, para que se possa buscar o melhor resultado econômico e financeiro.
O contador pode fornecer informações ao empresário sobre todas as áreas e departamentos, ajudando-o a melhorar o patrimônio e o modo de administrar a sua empresa. Afinal, cada empresa tem as suas características e necessidades próprias, e um projeto de contabilidade bem realizado dará todas as condições para que o empreendedor defina melhor o seu posicionamento no mercado, melhorando sempre que possível o desempenho de suas atividades.
Em relação às micro e pequenas empresas, salienta-se que, de acordo com o Sebrae, uma das razões que leva ao fechamento nos dois primeiros anos é a falta de preparo em gestão: os empreendedores não conseguem identificar preços e vantagens competitivas, não sabem gerenciar o fluxo de caixa, não possuem controle de estoque etc. Ou seja, negligenciam o trabalho da contabilidade. Realizam apenas as obrigações legais e fiscais, deixando de buscar orientações com relação à contabilidade gerencial, que são as informações analisadas para tomada de decisões.
Muitos empresários em início de atividades abrem mão de serviços contábeis para enxugar gastos, já que os custos para a contratação de um escritório de contabilidade podem parecer um pouco elevado para certas empresas iniciantes. No entanto, se analisar a situação de perto, o empreendedor verá que a gestão contábil é um investimento necessário e também poderá trazer desenvolvimento para as suas atividades e lucratividade em curto, médio e longo prazo.
Algumas vantagens da prática de uma gestão contábil eficiente:
– demonstrar periodicamente, as entradas e saídas de compras em registros sistematizados;
– com as informações levantadas pela contabilidade, é possível monitorar o estoque, controlando o excesso de produtos, que pode representar dinheiro parado.
– as informações fornecidas pela contabilidade servem de base para gerar o preço de venda, não apenas se baseando no mercado, mas incluindo os impostos, despesas gerais e margem de lucro ideal.
– a administração do estoque, proporciona ao empresário, considerando todas as entradas e saídas, documentadas e registradas, realizar previsões de novas entradas de acordo com previsões de vendas futuras;
– a contabilidade facilita o cotidiano do empresário ao registrar e documentar junto aos órgãos governamentais todos os pagamentos de impostos e licenças de funcionamento.
– a contabilidade fornece relatórios, como balancetes mensais, demonstração de resultados, demonstração de fluxos de caixa, entre outros, para que sirva de parâmetro para o planejamento produtivo e financeiro da empresa.
– com controle contábil, é possível estabelecer uma previsão orçamentária anual, estimando lucros e prejuízos futuros;
– geralmente, para as micro e pequenas empresas, o custo com os serviços contábeis é mais acessível; isso torna possível aplicar as informações geradas, em ferramenta estratégica para o melhor desenvolvimento da atividade fim da empresa.
Portanto, se a sua empresa ainda está em fase de estruturação e se estabilizando, investir na gestão contábil resultará em boa prática na organização empresarial e, com isso, criar uma base mais segura de negócios. Além disso, o Código Civil e o Código Tributário Nacional, determina a obrigatoriedade de escrituração contábil para todas as empresas, independente de porte e forma de tributação.
Entender as rotinas da gestão contábil facilitará o desenvolvimento do seu negócio.
Fonte: Contábeis.com