Muitas pessoas já tem o conhecimento que o imposto de renda deve ser declarado anualmente, o que grande maioria não sabe é para o que ele serve, e no que ele beneficia o povo brasileiro, a única coisa que muitos possuem é o conhecimento que o imposto deve ser recolhido, esse valor anual é descontado de todo rendimento tributável de uma empresa ou do trabalhador, de acordo com a declaração Imposto de Renda 2017 do Trabalhador.[irp posts=”2585″ name=”Como ocorrem os cruzamentos de dados no imposto de renda das pessoas físicas?”]
[irp posts=”2579″ name=”Dez erros na declaração do Imposto de Renda que mais levam à malha fina”]
No site da Receita Federal você consegue ter acesso a várias informações e documentos que são necessários para que faça a declaração do Imposto de Renda de 2017, a receita federal faz a checagem das informações e veracidade dos dados dos contribuintes.
DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA 2017 – COMO FAZER?
Primeiro para realizar a declaração imposto de renda 2017, você deve fazer um levantamento de toda a documentação que deve apresentar ao mesmo, tendo os documentos em mãos, acesse o site da receita federal e baixe na página o programa de declaração de Imposto de Renda 2017, a versão é disponibilizada no próprio site da Receita Federal gratuitamente. Os documentos necessários para fazer a sua declaração são:
- Extratos bancários de rendimento de Poupanças e contas bancárias, extratos de pagamentos do INSS;
- Envelopes de pagamento de salários, férias, 13º, e outros rendimentos trabalhistas;
- Comprovantes de recebimento de benefícios previdenciários;
- Rendimentos tributáveis e não tributáveis em fundos de investimento;
- Comprovantes compra ou venda de bens de alto valor – como carros e imóveis;
- Qualquer outro tipo de rendimento que implique ganho ou lucro.
Logo em seguida uma caixa de texto se abrirá informando para o contribuinte ser o mesmo deseja ou não realizar a importação de dados da declaração do imposto de renda 2017. É pronto basta fazer os procedimentos solicitados para que finalize a sua declaração.
PROGRAMA DE DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
A declaração do IRPF 2017 deve ser feita a partir dos programas disponibilizados pela Receita Federal para declaração e envio da declaração de ajuste anual, disponíveis para download no portal da Receita, para as principais plataformas de computadores (Windows, Mac, iOs). Confira abaixo a página de download dos programas da Receita Federal:
- Programa de Declaração de Ajuste Anual
- Receitanet (programa de envio das declarações)
TABELA IRPF 2017 – COMO FUNCIONA A ISENÇÃO:
Como já sabemos a apresentação do imposto de renda 2017 é de caráter obrigatório a todos os cidadãos trabalhadores que ser enquadram no valor mínimo de contribuição que foi definido pelo o Governo.
Porém há duas exceções importante, em caso de um cidadão (pessoa física) que tem bens avaliados a mais de R$ 300 mil reais ou em caso que o mesmo possua direito a este valor, porém o seu patrimônio é parte do seu cônjuge ou um companheiro registrado legalmente através da união estável em regime de bens parcial. Caso isso ocorre pode acontece de uma pessoa fica isenta de entregar a declaração do imposto de renda.
Outra hipótese é ser uma pessoa física consta com dependente na declaração de outra pessoa, nesse caso mesmo seguindo as regras obrigatórias em declarar o b, o dependente deve informar todos os bens na declaração do dependente em que o mesmo dependente, sendo assim o mesmo fica isento de declarar.