Um estudo publicado no Estado na edição de sábado, 5, mostrou que o Brasil tem as roupas mais caras do mundo.
Segundo o ‘Índice Zara’, feito por analistas do banco BTG Pactual, os preços no Brasil chegam a superar em 21,5% em dólares os preços de roupas similares nos Estados Unidos. Os analistas chegaram a essa conclusão comparando os preços de roupas da grife espanhola Zara em 22 dos 87 países onde ela está presente.
Confira alguns produtos que são mais caros aqui, em comparação a outras lojas da varejista espanhola, segundo o estudo do BTG:
Mas, o que explica a disparidade dos preços no Brasil em relação a outros mercados internacionais?
Impostos. Segundo o estudo, além do alto imposto de importação, de 35% sobre peças de vestuário, as roupas importadas ainda são submetidas a quatro outras taxas que, somadas, podem chegar a 140% do valor do produto: IPI, PIS, Cofins e ICMS.
Em alguns casos o importador tem que pagar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A alíquota incide sobre o valor do produto somado ao imposto importação. Na importação de perfumes, a taxa pode chegar a 42%.
Ainda se aplicam alíquotas do PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que na maioria dos casos são de 1,65% e 7,6%,respectivamente, mas podem ter valores específicos para cada tipo de mercadoria.
Já o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um imposto estadual, tem taxa variável seguindo o que for vigente no Estado em que a mercadoria chegar do exterior e o processo aduaneiro for realizado.
Burocracia. A pesquisa indica que o processo burocrático nas aduanas para desembaraçar as mercadorias importadas também encarece o valor final dos produtos ao consumidor.
Fornecedores. A dificuldade em achar produtores locais também diminuem as chances das marcas venderem a preços equivalentes aos das suas lojas no exterior. Uma forma de baratear os preços seria nacionalizar a produção, mas os fabricantes alegam ser difícil encontrar quem produza com o mesmo padrão de qualidade.
Exemplo. O estudo mostra que uma calça jeans que poderia custar US$50 (R$ 115, com câmbio a R$ 2,30), chega às prateleiras do Brasil com uma carga tributária de 77% sobre o valor do produto, ou seja, custando aproximadamente R$ 203.
O caso Zara. O estudo do BTG mostra que, quando chegou no Brasil, em 2000, a intenção da Zara era praticar preços equivalentes aos do exterior. O plano foi abortado por inúmeras razões: a taxa de importação, o câmbio desfavorável e até a falta de infraestrutura nos aeroportos.
A marca pretendia enviar suas roupas em três dias para cá em aviões, mas acabou tendo que montar um centro de distribuição em São Paulo, o único fora da Europa, para minimizar os custos e os problemas logísticos.
Fonte: Estadão