Uma linha de financiamento para micro e pequenos empreendedores é oferecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic), em parceria com o Banrisul e o Banco do Brasil. Trata-se de um financiamento simples e rápido para quem quer abrir uma pequena empresa ou melhorar seu negócio. É destinado a pessoas físicas ou jurídicas que não têm acesso ao sistema bancário, a juros de 0,64% ao mês, os mais baixos do mercado.
O secretário da Smic, Humberto Goulart, explica que o microcrédito destina-se, prioritariamente, ao setor de serviços e comércio, onde se concentram 68% das atividades econômicas de Porto Alegre. “São financiamentos para costureiras, encanadores, carrocinhas de cachorro-quente ou de pipoca, consultores de negócios que fazem venda direta ao consumidores, entre outros”, explica.
Para conseguir esse financiamento a juros baixos e sem burocracia, os empreendedores devem estar com o nome limpo no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  Para isso, a Smic assinou um convênio com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), que auxilia na formalização dos negócios, solicitações de alvarás e capacitação em gestão empresarial.
O diretor de Desenvolvimento Econômico da secretaria, Rinaldo Simões, alerta para a importância da consultoria do Sebrae que orienta para a necessidade de planejamento e garantia de segurança em qualquer negócio. “Por exemplo, um microempreendedor paga menos impostos se for cadastrado como pessoa jurídica, em vez de pessoa física. Isso representa um faturamento a mais de 8,3% ao mês”, afirma.
 Microcrédito Orientado
O sistema funciona com empréstimo de pequenas quantias – de R$ 100 a R$ 15 mil – para empreendedores individuais, microempresários e produtores rurais, com taxa de juros diferenciada de 0,64% ao mês. Esses valores podem ser utilizados para capital de giro, compra de materiais e investimentos. Os agentes financeiros fazem a triagem, análise e orientação dos interessados. Se aprovados, os valores são liberados pelo Banrisul ou pelo Banco do Brasil. Cada tomador pode realizar até duas operações por ano.
Para fazer o pré-cadastro, basta levar um documento de identidade e comprovante de residência até a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), na avenida Osvaldo Aranha, 308, bairro Bom Fim ou no Pop Center, avenida Júlio de Castilhos, 235, 3º andar, sala 35.  O atendimento, de segunda a sexta-feira, é das 8h30 ao meio-dia e das 13h30min às 18h. O posto do POP Center passará a funcionar a partir do dia 6 de maio.
Mais informações podem ser obtidas pelo email: microcredito@smic.prefpoa.com.br e pelos telefones (51) 3289 4744 e  (51) 32894774.
Fonte: SMIC
Prefeitura oferece crédito bancário a juros baixos
Classificado como: