A Receita Federal do Brasil alerta os contribuintes para mensagens falsas que circulam pela internet em nome do órgão. Diversas tentativas de fraude eletrônica são identificadas todos os anos e o internauta precisa estar atento para não colocar em risco a segurança de seus dados fiscais, bancários e cadastrais, bem como dos arquivos de seu computador
Em mais um golpe identificado, a vítima recebe uma mensagem contendo um suposto comunicado eletrônico de débitos. A mensagem informa que o comunicado foi enviado para aquele e-mail pois ele consta da Declaração do Imposto de Renda do ano anterior, mas na verdade o anexo é um arquivo malicioso, destinado a roubar informações do usuário.
A Receita Federal esclarece que não envia mensagens por e-mail sem o consentimento do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. O contribuinte deve ignorar esse tipo de mensagem, excluindo-a imediatamente, sem abrir arquivos anexados ou acionar links para endereços da Internet.
A única forma de comunicação eletrônica entre o órgão e o contribuinte se dá por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte – e-CAC – acessível via sua página na Internet.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Fonte: Receita Federal